Translate

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A Ecografia da Adoção

Olá queridos,

Estamos há 3 anos e 1 mês habilitados para adoção. Recentemente fomos contatados pelo Fóro para uma reavaliação psicossocial. Meu marido traduziu muito bem este momento, fomos fazer uma “Ecografia”.

Segundo o dicionário Aurélio Psicossocial é a aglutinação de psico com social. Atividade ou estudo relacionando aspectos psicológicos conjuntamente com aspectos sociais; estes, considerados distintos dos aspectos políticos, dos econômicos e dos militares. Fala do humano, seu psiquismo e as relações sociais. Que concerne simultaneamente à psicologia individual e à vida social.

A ecografia é um dos principais exames complementares de diagnóstico utilizados para a vigilância da gravidez. Trazendo para o mundo da adoção, não ficamos muito longe disso, não é verdade? Claro, não temos um exame físico, mas sim um “exame” psicológico.

Na entrevista a assistente social e a psicóloga queriam avaliar nosso interesse em continuar com o processo, verificar como estávamos com relação a espera, conversar sobre o perfil entre outras questões. Também foi um bom momento para novos esclarecimentos pois as dúvidas do início do processo já tinham sido sanadas anteriormente. As dúvidas de agora são mais específicas com relação a legislação, Estatuto da Criança, demora nos processos de destituição familiar, realidade dos abrigos, etc. Foi um encontro muito bom. Claro que esperávamos que o nosso segundo filho já estivesse chegando, mas segundo elas temos pelo menos mais uns dois anos de gestação.

Se vocês forem chamados para esta reavaliação, não fiquem receosos, na verdade é um momento muito valioso e que deve ser muito bem aproveitado. Escrevam as perguntas em um papel se for o caso, pois na hora ficamos tão envolvidos que acabamos esquecendo de algumas coisas.

Vamos lá, seguimos em frente na nossa gravidez invisível da adoção, lutando pela formação da nossa família e pela nova cultura da adoção no nosso país.

Com amor,


Luciane e família

Nenhum comentário: