Translate

terça-feira, 5 de abril de 2016

Famílias da Serra participam de curso para adoção

Dezoito famílias da Serra se preparam para a adoção por meio do Programa de Orientação e Preparação para Adoção, promovido pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Serra. O primeiro encontro da 15ª edição do Programa aconteceu na última quarta-feira (30). Outros dois encontros temáticos acontecerão nos dias 15 e 16 de abril. Atualmente, existem 131 famílias habilitadas para adoção no município, aguardando a oportunidade de serem mães e pais.

Segundo a juíza Gladys Henriques Pinheiro, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Serra, o curso é um momento em que as pessoas que vão adotar podem tirar todas as dúvidas em relação à adoção com a equipe técnica, assistentes sociais e psicólogos. A magistrada destacou que, com a adoção, o adotando passa a ser um ente da família, e esta deve ser a motivação da adoção, “a criança vem para preencher a família”.

Nessa primeira reunião, a psicóloga clínica Roberta Torres, uma das fundadoras do Grupo de Apoio a Adoção da Serra (GAAMA), falou sobre a motivação e as expectativas dos adotantes. As palestrantes Patrícia Ebani Peixoto e Eduarda Borges Bimbatto, assistentes sociais do Poder Judiciário Estadual, abordaram os aspectos legais do processo de adoção.

Segundo Patrícia Peixoto e Eduarda Bimbatto, a ideia é priorizar o melhor interesse das crianças e adolescentes. “A realidade atual preconiza que a adoção deva ser uma medida de proteção a crianças e adolescentes, portanto não se trata de buscar um filho ou filha para uma família, mas sim de buscar uma família para uma criança ou adolescente em situação de acolhimento institucional, que por algum motivo não pôde retornar a sua família de origem”, destacaram as assistentes sociais.

Para o segundo encontro, no dia 15 de abril, as psicólogas Alexandra Roman e Walkíria Bermudes, servidoras da 1ª Vara da Infância e Juventude da Serra, preparam palestra sobre os temas: “Desenvolvimento Infantil com ênfase na realidade institucional”, “Filho Ideal X Filho Real”, “Origens e Revelação, o direito de conhecer sua própria história”. No último encontro, programado para o dia 16 de abril, serão apresentadas histórias de adoção e será promovido um encontro entre habilitados e as crianças e adolescentes acolhidos.

O programa preparatório é pré-requisito para a adoção. Mas, o primeiro passo para adotar é procurar o Juizado da sua cidade para inscrição no cadastro de habilitados. Em seguida, o interessado deverá se submeter a avaliação psicossocial e aguardar o deferimento ou indeferimento pela autoridade judiciária. Após o cadastro e a habilitação, o pretendente deverá aguardar a oportunidade de conhecer uma criança ou adolescente com o perfil desejado.

Confira aqui o material que a equipe da 1ª Vara da Infância e Juventude da Serra preparou sobre Adoção, com perguntas e respostas.

Vitória, 1º de abril de 2016.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261

Nenhum comentário: