Translate

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Programa Família Acolhedora abre inscrições para atender crianças e adolescentes

Programa Família Acolhedora proporciona a crianças e adolescentes em situação de risco social a convivência familiar e comunitária. Foto: Douglas Schneider
Está aberto o processo de habilitação de famílias que desejam se inscrever no programa Família Acolhedora, que tem como objetivo atender crianças e adolescentes - com idades entre 0 e 18 anos incompletos - em situação de risco social e afastados temporariamente da familia de origem.

A gerente de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Márcia Barcelos, explica que o acolhimento familiar atende às prerrogativas da Política Nacional de Assistência Social, sendo uma alternativa de proteção integral às crianças e aos adolescentes em situação de ameaça e que precisam ser retirados de sua família de origem.

"O acolhimento em famílias pode ser por um período de até um ano e meio e assegura a crianças e adolescentes vítimas de abandono, negligência e formas múltiplas de violência o direito fundamental e constitucional à convivência familiar e comunitária, mediante a concessão temporária de guarda e responsabilidade", explica.

Atendimento psicossocial
A gerente destaca ainda que, durante toda permanência da criança e/ou adolescente no programa, é oferecido atendimento psicossocial às famílias acolhedoras e às famílias de origem. "Para as famílias acolhedoras, é importante compreender que acolher uma criança ou adolescente não significa adoção, mas o compromisso de tornar-se parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família de origem", explicou Márcia.

    Acolhimento em famílias pode ser por um período de até um ano e meio
Inscrições
A inscrição é gratuita e deverá ser feita mediante o preenchimento da ficha de cadastro e apresentação de documentos pessoais. Além disso, é preciso ter mais de 25 anos, ser morador de Vitória, tempo disponível para o convívio com a criança e/ou adolescente acolhido e participar das capacitações e encontros agendados pela equipe técnica. Para solicitar o cadastro, basta ligar para o telefone 3019-8060.

Programa
O Programa Família Acolhedora, instituído pela lei municipal nº 6.708/2006, é coordenado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Semas, em parceria com a Fundação Fé e Alegria. O objetivo é proporcionar a crianças e adolescentes em situação de risco social a possibilidade de crescer em ambiente familiar estruturado, sendo uma forma de humanizar o atendimento a esses meninos e meninas que são retirados de suas famílias.


Maiores informações em: Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário: