Translate

segunda-feira, 21 de maio de 2018

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA ADOÇÃO ACONTECE NA COMARCA DE VIANA




Pretendentes à adoção que já entraram com ação judicial de habilitação para adoção na Comarca de Viana vão participar, na próxima segunda (21) e terça-feira (22), do curso de preparação e orientação para adoção. A participação é obrigatória para as pessoas que desejam adotar, sendo um pré-requisito para a inscrição no Cadastro Nacional de Adoção (CNA/SIGA).

O programa é realizado pelo Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo, pela Vara da Infância e da Juventude do município de Viana e pelo Serviço Social e Psicológico, e conta com a participação e apoio da Secretaria de Assistência Social, Renda e Cidadania de Viana, da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), e da Casa dos Menores de Campinas – Montanha da Esperança.

A programação do curso terá temas como: direito a convivência familiar e comunitária, aspectos psicológicos da adoção e reflexões sobre o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes. Além disso, no segundo dia, os participantes vão conhecer a instituição de acolhimento do município de Viana.

Durante o evento, também serão exibidos os vídeos da Campanha “Esperando por Você”. O projeto, que incentiva a adoção tardia, tem o objetivo de apresentar crianças e adolescentes que estão disponíveis para adoção no Estado, de forma diferente, sensível e esperançosa.

O Programa de Preparação e Orientação para Adoção possibilita aos pretendentes à adoção uma oportunidade de socializar ideias e experiências, esclarecer dúvidas, e repensar mitos e preconceitos, visando refletir sobre o direito fundamental de toda criança e adolescente à convivência familiar e comunitária.

Saiba mais

O primeiro passo para adotar é procurar o Juizado da sua cidade para realizar a inscrição no cadastro de habilitados. Em seguida, o pretendente deve se submeter a avaliação psicossocial e aguardar o deferimento ou indeferimento pela autoridade judiciária. Após o cadastro e a habilitação, o interessado deve aguardar a oportunidade de conhecer uma criança ou adolescente com o perfil desejado.

Vitória, 18 de maio de 2018.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Gabriela Valdetaro | gvvieira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Nenhum comentário: